Início > Artigos, Outros > Dicas de Ano Novo

Dicas de Ano Novo

Ano Novo

Ano Novo é tempo de reflexão. É tempo de avaliar o que passou. É tempo de assumir compromissos pessoais para os próximos dias, meses e anos. Seja lá o que você tem em mente para os próximos dias que Deus te conceder, pela sua infinita misericórdia e graça, vale a pena considerar as seguintes dicas:

A)      PRIORIDADES

Faça sua vida se desenvolver a partir das seguintes prioridades:

1ª) Deus antes e acima de tudo, inclusive da minha própria vida!

       O próximo (o outro) como a mim mesmo!

2ª) Pessoas antes de coisas!  “use coisas e ame as pessoas”

       Coisas espirituais antes das coisas materiais!

3ª) Família antes da profissão, da carreira!

       Família antes da igreja, do lazer, ou de outra ocupação!

4ª) Cônjuge antes de mim mesmo e dos filhos!

       Filhos antes dos outros parentes e dos amigos!

5ª) Interesse coletivo antes do interesse particular!

6ª) A preservação da natureza antes dos projetos humanos!

 

B)      INVESTIMENTOS

O tempo é, sem dúvida, o bem mais precioso que temos. Ele pode ser usado para investimento em algo absolutamente extraordinário ou para nada; só depende de nós. Como não sabemos quanto tempo de vida nos resta é importante aplicá-lo muito bem. É claro que parte dele será utilizado para investimento naquilo que possibilitará a nossa sobrevivência e de nossos dependentes (estudo, trabalho etc). Entretanto, quero referir-me àquele outro tempo, que cada um tem dentro das 24 horas de cada dia. Não importa se é pouco ou muito, o que importa é fazer bom uso dele. Exercício físico, descanso, boa alimentação, lazer, atividades sociais, cuidados com a saúde etc etc, são itens importantes e previstos na agenda de uma pessoa sábia e disciplinada. Além de tudo isso, quero desafiá-lo a investir melhor seu tempo em três áreas:

 

1ª) COMUNHÃO COM DEUS

Se Deus é a prioridade maior da nossa vida é preciso traduzir isso em atitudes práticas. Assim, você está sendo desafiado a LER A BÍBLIA DIARIAMENTE e ORAR INCESSANTEMENTE.

Quero compartilhar com você a minha experiência pessoal com a leitura da Bíblia. Em 31/12/1968 fui batizado e me tornei membro de uma igreja evangélica. Por mais que desejasse, não conseguia adquirir o hábito de ler a Bíblia toda e diariamente, o que me deixava bastante frustrado. Quinze anos depois, conseguir terminar a minha primeira leitura completa da Bíblia (1980 a 1983). Treze anos mais tarde terminei a segunda leitura (1987 a 1996). Entretanto, no início do ano 2002 aconteceu algo surpreendente em minha vida. O Senhor Deus, através do Espírito Santo, iluminou a minha mente a produzir um plano inteligente e prático de LEITURA BÍBLICA EM 2 ANOS. Assim, nos dez anos que se seguiram (2002 a 2012) consegui ler a Bíblia toda por cinco vezes. O mais incrível é que nos sete primeiros anos (2002 a 2009) minhas atividades profissionais e na igreja foram tão ou mais intensas do que nos anos anteriores. Podem acreditar, funciona mesmo!!!  Já adquiri o hábito e estou na oitava leitura. Durante esses dez anos aprimorei o plano que está agora na sua 8ª versão. O plano está disponível, gratuitamente, no meu blog, na opção de menu “Leitura Bíblica”. É só baixar, imprimir e começar a utilizá-lo. Com a disciplina da leitura bíblica diária veio a disciplina da oração. E, assim, a Palavra de Deus tem falado diariamente ao meu coração e eu tenho falado diariamente com o meu Deus. Isso se chama relacionamento ou comunhão com Deus. E o bom de tudo isso é que esta prática se tornou meu prazer diário.

 

2ª) FAMÍLIA

Família, além de ser a primeira instituição divina, é pura bênção para o indivíduo. De que vale você priorizar sua carreira e chegar ao topo sozinho? Família é outro bem precioso. Nem sempre o mais importante é a quantidade de tempo que você pode dedicar aos membros da sua família, mas, sim, a qualidade desse tempo!!!  Se você está precisando de um estímulo adicional neste sentido, sugiro a você ver o filme “CLICK” (2006), com Adam Sandler no papel principal. Mas, veja o filme com o foco “família”!

 

3ª) TELEVISÃO e INTERNET

Essas duas mídias são mais poderosas do que muitos se dão conta. Não há nenhuma ingenuidade no conteúdo do que se produz para a mídia televisiva, por exemplo. Esses conteúdos influenciam as pessoas e ditam o comportamento de uma sociedade. A advertência dos líderes cristãos é tão antiga quanto o próprio invento, entretanto, poucos a levam em consideração. Neste blog, já tenho feito a análise de algumas novelas e seriados, na tentativa de chamar a atenção do leitor para os danos que estes causam à família e à sociedade. Estejam certos de que nem mesmo um noticiário é isento de propósitos intencionalmente engendrados pela direção da emissora, para induzir a opinião pública em determinada direção que atenda aos seus interesses. Você está sendo desafiado permanentemente a:

a) Diga não à “GLOBODEPENDÊNCIA”. Se você se tornou dependente da Tv Globo, fique tranquilo, existe solução para o seu caso! Não seja dependente de qualquer canal ou programa de Tv. Procure sempre, em todos os canais, o que tiver de melhor para se ver, naquele horário. Se não encontrar, não hesite, desligue a Tv e procure algo melhor para fazer; ler um bom livro, por exemplo. Há, também, muitos vídeos interessantes no Youtube e sites similares.

b) Diga não a todo o programa de humor com baixaria (a maioria deles é assim).

c) Diga não aos filmes, novelas ou seriados que banalizam as relações humanas ou familiares, pois corrompem a moral e os bons costumes de uma sociedade e promovem a promiscuidade.

d) Diga não às idiotices dos “Reality show”  (BBB, A FAZENDA etc).

e) Diga não aos programas que gastam seu tempo com “abobrinhas” e não acrescentam qualquer coisa de útil à sua vida.

f) Diga não às reportagens sensacionalistas.

g) Diga não a tudo que Jesus Cristo também diria não…..

 

Finalmente, seja o líder da sua própria vida e não permita que agentes externos determinem a sua agenda diária, além do que for estritamente inevitável. Portanto, assim como se faz em investimentos financeiros, diversifique o investimento de seu tempo naquilo que realmente possa agregar valor à sua efêmera existência neste mundo ou à de outras pessoas.

Anúncios
  1. Luis Porto
    14/01/2013 às 11:50

    Olha Paulo Raposo, se as pessoas que lerem estas dicas conseguirem pelo menos realizar 50% pode ter certeza de que o ano para elas terá uma diferença muito grande comparado com o anterior e isto é o que todos nós devemos buscar o crescimento principalmente espiritual com o foco em Deus e nos seus princípios bíblicos. Que o nosso amado Deus e através do maravilhoso Espirito Santo continue usando você com muita sabedoria para ministrar muitas vidas. Um grande abraço Luis Porto e Darilene

    • 15/01/2013 às 11:23

      Obrigado, meus amigos, pelas palavras de incentivo. Que o Senhor continue abençoando suas vidas e preciosa família. Abs.

  2. Claudete Regina
    31/03/2014 às 7:42

    Não o conheço. Porém, buscando respostas bíblicas, entrei no seu site, e, até coloquei na barra de menu favoritos, pois achei interessantíssimo. Indico e compartilho. muito bom

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: