Cartas de Amor

Num tempo em que não havia Internet e Redes Sociais as cartas cumpriram muito bem o seu papel. Seguem alguns modelos de cartas românticas, inspiradas, sentimentais, emotivas, nostálgicas e sinceras…. daquela época.


CARTA AO NAMORADO QUE SE ACHA AUSENTE

          Meu adorado:

          É o meu mais ardente desejo que esta carta, portadora das minhas saudades e lembranças, vá encontrar-te com saúde, tranquilidade, e que o teu trabalho se desenvolva ao inteiro contento dos teus interesses, que são meus também, porque tudo o que te acontece, de bom ou mau, reflete-se em mim, na minha vida, em razão da afinidade de nossas almas e do muito amor que te dedico.

          Não fosse a imensa saudade que sinto e poderia te dizer que estou bem. Realmente gozo de ótima saúde e tenho tudo quanto desejo, menos a tua presença que desejaria aqui, junto de mim, para beber em meus olhos todo o carinho, toda a ternura e todo o afeto que sinto por ti. Infelizmente, porém, o destino dispõe as coisas, muitas vezes, diferentemente dos nossos desejos, e assim só me resta conformar-me com esta imposição do destino e das circunstâncias, e aguardar, confiante no nosso amor, na sinceridade do teu afeto, que voltes tão logo assim o permitir os teus interesses, para a realização daquilo que mais almejamos na vida — a nossa união perante Deus e a sociedade.

          Ansiosa por notícias tuas, despede-se, muito saudosa,

          A tua,

          S……….


CARTA DECLARAÇÃO DE AMOR

          Minha amiga:

          Quando a ventura me concede o privilégio de passar alguns deliciosos momentos perto de você, sinto que minha alma se abrasa num delicioso calor, ansiosa por lhe exprimir, em palavras ditadas pelo coração, o quanto a amo e venero. Mas, infelizmente, a perturbação que de mim se apodera faz morrer as frases em meus lábios e vejo-me obrigado a calar o quanto desejaria dizer-lhe, tolhido por esse acanhamento.

          Entretanto, nada há de mais justo e natural, nada mais digno e honesto, que confessar francamente àquela que é a luz de minha vida e a cujos encantos minha alma se rende cativa este amor puro e sincero.

          Acredite, minha boa amiga, que sinto por você uma dessas paixões que podem levar um homem à suprema felicidade ou à maior desgraça. Terá você coragem de fazer-me desgraçado com o seu desprezo? Não, não o creio porque confio muito na sensibilidade de seu coração e na nobreza de seu caráter e tenho a certeza de que minha felicidade terá agasalho seguro na retribuição desse grande amor que dedico a você.

          Que possa eu merecer-lhe uma resposta confirmadora de minhas suposições e que suas palavras tragam para meu coração a alegria há tanto esperada.

          É o que te pede o admirador sincero,

          J……….


CARTA RESPONDENDO A UM NAMORADO CIUMENTO

          Meu amor:

          É bem cruel a ideia que fazes da mulher que te ama, pois que lhe lanças em rosto coisas de que ela se acha completamente inocente.

Dizes que amo a outro? Quem é ele?… Acredite que desde o dia em que me declarastes o teu amor, meu coração deixou de distinguir qualquer outro homem que não fosses tu e jamais meus olhos tiveram um olhar a quem quer que seja que pudesse roubar o carinho que só para ti está reservado, porque a ti pertence de forma exclusiva.

          Magoou-me bastante a tua desconfiança concretizada na ríspida carta que me dirigiste. Não permitas que essas desconfianças vãs encontrem guarida em teu coração, pois elas só servem para nos martirizar a ambos e empanar as doces perspectivas de nossa felicidade. Tu és o único homem a quem amo e em quem deposito todas as minhas esperanças de um futuro promissor e de uma felicidade plena e duradoura.

          Acredita-me, sempre tua,

          E……………


CARTA A UMA MOÇA QUE DUVIDA DO SEU AFETO

          Minha querida:

          Não deves duvidar de que te amo com toda a impetuosidade de minha alma.

          Já por repetidas vezes tenho procurado manifestar-te o meu intenso amor, e meus olhos, buscando-te sempre, apaixonados, já deverão ter-te demonstrado a força de minha paixão.

          Reconheço que, sem o merecer, tens sido bastante condescendente para comigo, pois que sempre respondes às minhas cartas, nas quais demonstras corresponder ao meu afeto. Com tudo isso, outro, menos apaixonado que eu, deveria considerar-se plenamente satisfeito e dar graças aos céus por ter alcançado tão grande ventura, e isto é exatamente o que faço todos os dias. Hoje, entretanto, meu coração padece demasiadamente, sentindo a necessidade de te expor de viva voz a intensidade do carinho e a dedicação que alimenta. Sinto o imperioso desejo de fazer-te compartilhar de todas as minhas esperanças e receios; sinto a necessidade de tê-la junto a mim, para confiar-lhe, de perto, todas as minhas preocupações e manifestar-lhe todo o meu afeto.

          Espero que me indiques o dia e a hora para que eu possa ir lançar-me aos teus pés e provar-te, pela minha discrição e respeito, a pureza de meus sentimentos e a intensidade do afeto que te consagra.

          O eternamente teu,

          H……….


CARTA DECLARAÇÃO DE MOÇO RICO PARA MOÇA POBRE

          Caríssima senhorita:

          O homem que neste momento te escreve, sente, pela vez primeira, o toque, em seu coração, da miraculosa flecha de Cupido, que insuflou em sua alma um amor ideal, cheio de emanações celestiais, porque é inspirado por um anjo.

          Sou possuidor, é verdade, de alguns bens materiais, ou melhor dizendo, possuo alguma fortuna que não me leva, entretanto, à vaidade de tornar-me indiferente à pobreza! Tenho aplicado parte dos meus recursos em minorar as necessidades de muitos, e em socorrer aqueles que, por injunções da vida, vivem em extrema miséria.

          Não posso ocultar-te que, como todo o homem nas minhas condições, atirei-me ao turbilhão da vida, em busca do amor fácil e do prazer, mas desde o momento em que meus olhos cruzaram com os teus, senti que a felicidade impunha ao meu coração turbulento a necessidade de purificar-se, de moderar seus impulsos e se preparar para recebê-la, na forma da dádiva mais sublime que é o amor.

          Ofereço-te, pois, o meu amor e com ele a minha vida e tudo quanto possuo. Não creia que aceitando-o estarás sendo distinguida com uma graça especial, porque sou eu quem, se tiver a ventura de ver correspondido o meu afeto por ti, receberei a melhor dádiva que poderia almejar.

É possível que você descreia da sinceridade de minhas palavras, já que a diferença de fortuna pode levar-te a crer que não passo de simples conquistador à cata de aventuras. Afianço-te, porém, e nisto empenho minha honra e minha palavra de cavalheiro, que sou sincero quando te digo! Quero-a!…

          Assim, esperando alcançar a tua confiança, para poder transformar em realidade as minhas palavras, atrevo-me a pedir-lhe uma resposta que seja a justa recompensa da dedicação e sincero afeto.

          Do teu admirador,

          P……….


CARTA DE ROMPIMENTO DE NAMORO

          Senhorita:

          Manda o bom senso que pensemos duas vezes antes de contrairmos os sagrados laços do matrimônio, para que no futuro não venhamos a nos arrepender de um ato realizado irrefletidamente.

          No momento, senhorita, permito-me crer que é a voz do bom senso que fala por minha boca, ditando as palavras que escrevo para dizer-lhe que infelizmente o desenlace de nossas malfadadas relações se impõe como um remédio benéfico para nós ambos ante o aniquilamento definitivo do grande amor que por você eu alimentara.

          Dói menos uma ofensa do que uma desilusão; é preferível a malvadez ao cinismo e o ataque frente a frente dá maior oportunidade à defesa do que a agressão pérfida vibrada à sombra.

          Você procedeu para comigo de uma forma tão condenável que não encontro expressão com que a deva classificar. Se não me amas, devias confessá-lo honestamente, ao invés de humilhar-me preterindo-me ante seus muitos admiradores, entre os quais você própria titubeia em fazer uma escolha definitiva.

          Essas as razões por que hoje sou forçado a terminar com as relações que entre nós existiam, pedindo-lhe a devolução de todas as minhas oferendas, assim como eu devolvo, junto com esta, todas as coisas que de suas mãos recebi.

          Aconselho-a, para o futuro, que não proceda com outro da forma como procedeu comigo, pois disso dependerá talvez a sua felicidade.

          Atenciosamente,

          R……….


CARTA DE RECONCILIAÇÃO

          Minha querida:

          A tristeza de meu coração e a dor que invade minha alma neste instante são o castigo merecido pela intempestividade de minha atitude, pela falta de delicadeza com que, em nosso último encontro, retirei-me de tua companhia dizendo que não voltaria mais.

          Hoje, decorridos já alguns dias. quando com o espírito calmo reflito melhor sobre os motivos que provocaram nossa separação e que nos levaram a tão desagradável desentendimento, vejo que sou o único culpado dessa separação, porque naquele momento faltou-me a calma, a tolerância e a compreensão necessárias para admitir que tinhas razão em tudo quanto disseste e que, afinal, não havia motivos para um rompimento definitivo entre nós dois.

          Penitencio-me, agora, curtindo as dores da saudade e do arrependimento e pedindo-te, minha doce amiga, que aceite novamente o meu amor e o meu carinho, esquecendo o meu imperdoável procedimento e acreditando que a ele fui levado pelo muito amor que te dedico.

Aguardo, ansioso, uma palavra tua para ir depositar aos teus pés o testemunho fiel de meu amor e minha dedicação.

          Do teu,

          A……….


Fonte: Jornal do Brasil – 10/06/1975 (Publicidade Olivetti para o Dia dos Namorados)

Autor: Paulo Raposo Correia

Um servo de Deus empenhado em fazer a sua obra.

Uma consideração sobre “Cartas de Amor”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s