Inicial > Artigos, Outros > Cristão – SAL e LUZ do mundo

Cristão – SAL e LUZ do mundo

“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.” (Mt 5.13)

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5.14-16)

Introdução

Cada novo ano do calendário se apresenta para nós como um reinício ou recomeço, como uma nova oportunidade de fazer diferente, de fazer melhor, de construir e escrever uma nova história de vida. Sem dúvida é o desafio de se reinventar para semear algo diferente e assim também colher algo diferente. Não dá pra semear sempre o mesmo e achar que a colheita será diferente.

Os tempos nos quais estamos vivendo são cada vez mais complexos e desafiadores. Há uma onda varrendo as nações com raízes cristãs deixando um rastro de pós-cristianismo. Há muitos cristãos ingênuos, distraídos e entretidos com os brinquedinhos e recursos tecnológicos ou com os prazeres deste mundo,  que não estão se apercebendo das estratégias e do avanço das forças malignas e sutis em todo o planeta. Acreditam nas narrativas mentirosas e ilusórias da extrema mídia televisiva e impressa que apoiam e divulgam pautas progressistas e anticristãs. Estão acomodados, inertes e sem perceber que se desenha, dia após dia, um cenário próximo de perseguição e destruição da igreja de Jesus Cristo. Jesus vem a nós, mais uma vez, para mostrar qual é a nossa missão neste mundo, para despertar nossas consciências para a razão de existirmos.

1. Sal e Luz, na Bíblia

Se a primeira parte do Sermão do Monte trata do “caráter do cristão”, a segunda, contida em Mateus 5.13-16, diz respeito à “influência do cristão” no mundo. Para explicar essa influência são usados como metáforas o sal e a luz. De que adianta ter um ótimo remédio em casa e recusar-se a usá-lo. De que adianta ter um carro excepcional e nunca tirá-lo da garagem? De que adianta conhecer a Bíblia de capa a capa e não praticá-la? De que adianta alguém se dizer crente e não influenciar o ambiente em que vive com os valores e princípios cristãos?

A palavra SAL aparece em 26 versículos da Bíblia. O sal deveria ser aplicado a todas as ofertas de manjares (Lv 2.13). O incenso sagrado, puro e exclusivo, utilizado no Altar de Incenso do Tabernáculo deveria ser “temperado com sal, puro e santo”, como pura e santa deve ser a oração do povo de Deus (Êx 30.35). Deus fez “alianças de sal” com os sacerdotes levitas (Nm 18.19) e com Davi (2Cr 13.5) que tinham o sentido de PERMANÊNCIA e INCORRUPÇÃO. O sal era usado como produto de limpeza e desinfecção no recém-nascido (Ez 16.4).

A palavra LUZ aparece em 308 versículos da Bíblia. A luz é tão preciosa que foi o primeiro elemento a ser criado por Deus (Gn 1.3). É tão indispensável à vida que se confunde com o próprio Deus, que é a essência da luz – “Deus é luz” (1Jo 1.5), o Pai das Luzes (Tg 1.17). O povo de Israel deveria ser luz para os gentios. Davi foi chamado de “lâmpada de Israel” (2Sm 21.17); e os seus descendentes também (1Rs 11.36; Sl 132.17). Jesus é a “Luz do Mundo” (Jo 8.12; 9.5). Nós cristãos também somos luz, porque somos filhos da luz (Lc 16.8; Jo 12.36; Ef 5.8; 1Ts 5.5), somos luzes secundárias pois refletimos a luz verdadeira; somos “luzeiros no mundo” (Fp 2.15).

2. O significado e alcance dessas figuras

Por que Jesus usou as figuras do sal (elemento tangível) e da luz (elemento intangível) para se referir aos cristãos?

1. Assim como o sal e a luz são elementos conhecidos e utilizados no mundo inteiro, a influência do cristão deve se espalhar pelo mundo inteiro. Não deve ficar restrita a apenas um grupo ou um povo.

Trata-se, portanto, da universalidade do testemunho do Evangelho: “Ide por todo o mundo…” (Mc 16.15)

2. Assim como o sal e a luz são elementos comuns e indispensáveis a cada casa, é igualmente indispensável que a influência do cristão chegue a cada casa, a cada pessoa.

Trata-se da individualidade do alcance do testemunho do Evangelho: “…e pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16.15)

3. Assim como o sal e a luz são elementos distintos daqueles onde são aplicados, a igreja e o mundo são comunidades distintas e separadas.

Trata-se da separação efetiva entre os filhos da luz e os filhos das trevas. “Eles não são do mundo, como também eu não sou.” (Jo 17.16)

4. Assim como o sal e a luz são elementos ativos e não passivos, com o poder de afetar outros, ainda que em pequena dose e não de serem afetados, a igreja recebeu poder para influenciar o mundo e não para ser influenciada por este, ainda que os cristãos estejam em minoria.

Trata-se da relação de poder de transformação da igreja sobre o mundo: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;” (Rm 1.16)

5. Assim como o sal e a luz são elementos que só produzem efeito quando interagem diretamente, a igreja precisa estar presente no mundo para influenciar o mundo.

Trata-se da necessidade de interação direta da igreja com o mundo: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.” (Jo 17.15)

6. Assim como o sal é usado para conservar a carne morta e dar sabor aos alimentos, a Igreja tem o papel de interromper, ou pelo menos retardar o processo de corrupção social contrabalançando, com seu modo de viver, as ações de um mundo morto em seus delitos e pecados, dando assim novo sabor a vida.

Trata-se do efeito produzido pela presença da igreja no mundo, isto é, de conservar e de condimentar. “Comer-se-á sem sal o que é insípido?” (Jó 6.6a).

7. Assim como a luz é usada para desfazer as trevas, permitindo ao homem ver o caminho a seguir, as boas obras dos filhos de Deus devem brilhar tão intensamente de modo que os que jazem nas trevas encontrem o caminho da salvação e, caminhando por ele, glorifiquem a Deus.

Trata-se do efeito produzido pela presença da igreja no mundo, isto é, de revelar o caminho para Deus. “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.” (2Co 4.6)

É provável que Jesus, ao associar os discípulos com o sal, não estivesse pensando em todas as propriedades do sal. Talvez sua intenção fosse chamar a atenção deles para o fato do sal ser útil apenas quando mantém suas condições de pureza. O cloreto de sódio (NaCl), sal, não se deteriora, entretanto, uma vez adulterado, isto é, misturado com elementos impuros e estranhos, pode perder suas propriedades. Assim como o sal insípido, adulterado, não tem qualquer utilidade, um cristão sem caráter, sem o poder divino, para nada mais serve. Pelo contrário, estragará tudo aquilo com que mantiver contato. Sal insípido não serve nem para adubar a terra. Só serve para torná-la estéril, transformando-a em caminho a ser pisado pelos homens (Dt 29.23).

Por outro lado, não se acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de um cesto. Não fomos salvos para ter o nosso testemunho abafado pelos afazeres deste mundo ou qualquer outra coisa que nos torne infrutíferos.

Conta-se que uma criança recebeu de presente de sua mãe um brinquedo que deveria brilhar na escuridão. Ansiosamente ela aguardou o anoitecer para poder ver seu brinquedo em funcionamento. Logo que isso aconteceu, ela correu para o quarto, sentou-se na cama e desligou a luz ambiente para que o brinquedo pudesse irradiar sua luz. Foi grande sua decepção ao ver que a luz vinda dele era muito fraca, quase imperceptível. Triste com a descoberta, ela falou a respeito com sua mãe. Esta pegou o manual de instruções e lá encontrou escrito: “Se você quiser que eu brilhe intensamente no escuro, exponha-me, primeiro, durante algum tempo, à luz”. Quem quer brilhar intensamente nas trevas deste mundo precisará primeiro se expor intensamente à luz de Deus, à luz de uma comunhão íntima com ele através da sua palavra e da oração!

Conclusão

Assim como o sal age internamente e a luz, externamente, o nosso caráter (sal) e as nossas obras (luz) devem influenciar o mundo, conservando a sociedade em que vivemos, dando-lhe sabor e revelando-lhe o caminho da salvação por meio de Cristo Jesus.

Cada cristão precisa ser como o sal que Elizeu aplicou às fontes de águas más que levavam esterilidade e morte à terra de Jericó, figura do mundo pecador, transformando-as, através da intervenção milagrosa do Espírito Santo de Deus, em fontes de águas vivas (2Rs 2.19-22). O resultado é bem mais abrangente e eficaz quando se age nas fontes geradoras do mal!

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: