Início > Artigos, Igreja > ISRAEL E A IGREJA – Uma Síntese Comparativa

ISRAEL E A IGREJA – Uma Síntese Comparativa

Israel e a Igreja

É edificante observar esses doze aspectos distintivos entre Israel e a Igreja; entre o povo de Deus da Antiga Aliança e o povo de Deus da Nova Aliança. Esses doze aspectos não esgotam o assunto, mas escolhemos este número porque ele é muito significativo: doze foram as tribos de Israel e doze foram os apóstolos de Jesus Cristo usados pelo Espírito Santo no início da Igreja. Na simbologia bíblica, “3” é o número da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo – Mt 28.19; 2Co 13.13); “4” é o número para o Mundo ou Terra (Ap 7.1; 20.8; Pontos cardeais, Estações); “12” (3 x 4) expressa a Aliança de Deus com os homens (Ap 21.12, 14, 21), com Israel e depois com a Igreja.

ISRAEL

01. COMPOSIÇÃO

IGREJA

Uma FAMÍLIA chamada em ABRAÃO para formar um POVO, O POVO DE DEUS. Vários POVOS chamados em JESUS CRISTO para formarem uma FAMÍLIA, A FAMÍLIA DA FÉ.

 

ISRAEL 02. MISSÃO – JESUS CRISTO IGREJA
Um povo que recebeu a MISSÃO de TRAZER ao mundo o JESUS DA HISTÓRIA (Gn 3.15)[Encarnação]. Um povo que recebeu a MISSÃO de LEVAR ao mundo o CRISTO DA FÉ.[Evangelização]

 

ISRAEL 03. ÊNFASE IGREJA
Um povo convocado por Deus para OUVIR e OBEDECER: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.” (Ver Dt 6.4-5) Um povo convocado por Deus para IR e PREGAR: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Mc 16.15-16)

 

ISRAEL 04. TERRITÓRIO IGREJA
Um povo chamado a sair temporariamente (para o EGITO) e, posteriormente, orientado a ficar e habitar definitivamente em outra terra, em Canaã. Quando saía dessa terra era por castigo divino pelo seu pecado (exílio). “Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; ….” (Ex 3.7-8) Um povo chamado a ficar temporariamente (em JERUSALÉM) e, posteriormente orientado a sair e alcançar todo o mundo; todas as tribos, línguas e nações. “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.” (At 1.4). “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At 1.8)

 

ISRAEL

05. ALIANÇA COM DEUS

IGREJA

Um povo chamado a viver sob o Regime da LEI, em que o pecado do ser humano gerava a MORTE FÍSICA. “No entanto, quem estiver imundo e não se purificar, esse será eliminado do meio da congregação, …” (Nm 19.20) Um povo chamado a viver sob o Regime da GRAÇA, em que a morte de Cristo gera a VIDA ETERNA do pecador justificado. O legado de Israel no Antigo Testamento foi o símbolo, a figura, a sombra das coisas vindouras; a realidade vivenciada pela igreja a partir do Novo Testamento (Hb 10.1).

 

ISRAEL 06. PECADO IGREJA
Na Aliança de Deus com Israel era levado em conta o pecado consumado. A regra era:PECOU -> PAGOU Na Aliança de Deus com a Igreja, a intenção má da mente já é pecado. A regra é:PECOU -> VAI PAGAR UM DIA

 

ISRAEL 07. PURIFICAÇÃO DE PECADO – SACRIFÍCIO IGREJA
Um povo que dependia da realização de frequentes e repetitivos sacrifícios de animais para prover a sua purificação do pecado. Um povo justificado diante de Deus, de uma vez por todas, pelo precioso sacrifício de Jesus na cruz do Calvário: “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.” (Hb 10.14)

 

ISRAEL 08. ESPÍRITO SANTO IGREJA
Um povo em que apenas uns poucos indivíduos, pontual e temporariamente, foram tomados e usados pelo Espírito Santo de Deus, em missões específicas. Um povo herdeiro da promessa, que recebeu o selo e a marca no derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne: “Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;” (At 2.16-17).

 

ISRAEL 09. ACESSIBILIDADE IGREJA
Um povo que vivia aquém do véu (do Tabernáculo ou do Templo). Apenas alguns poucos sumo sacerdotes e sacerdotes privilegiados tinham acesso a Deus e o representava. (Nm 3.10) Um povo que vai além do véu, pois tem acesso direto ao Pai Celestial: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,” (Hb 10.19). Um povo de sacerdotes: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (1Pe 2.9)

 

ISRAEL 10. LUGAR DE CULTO IGREJA
Um povo que tinha um lugar físico como centro de culto (Tabernáculo, depois o Templo). “Ouve, pois, a súplica do teu servo e do teu povo de Israel, quando orarem neste lugar;” (1Rs 8.30a) Mais importante do que um templo suntuoso para se reunir é o fato de que cada crente-sacerdote é o Templo do Espírito Santo e “lugar” de permanente culto a Deus. “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” (Jo 4.23)

 

ISRAEL 11. RECOMPENSA IGREJA
Um povo que, se fosse obediente a Deus, receberia deste a recompensa da prosperidade NESTE MUNDO [RECOMPENSAS TERRENAS]. “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Is 1.19). “se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la.” (Dt 30.16) (Ver também Ex 23.20-33) Um povo que, se for obediente a Deus, experimentará sofrimento e perseguição, mas receberá deste a recompensa no MUNDO PORVIR [RECOMPENSAS ETERNAS]. “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16.33). “fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.” (At 14.22)

 

ISRAEL 12. MENSAGEM IGREJA
Um povo que trouxe ao mundo a mensagem:O MESSIAS VIRÁ! Um povo que deve anunciar ao mundo a mensagem:O MESSIAS JÁ VEIO E VOLTARÁ!

 

“Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios.” (Rm 11.25)

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: