Inicial > Artigos, Outros > E, por falar em AMOR…

E, por falar em AMOR…

Coração_PraiaLi em uma publicação a seguinte história: “As crianças de um certo orfanato estavam muito excitadas porque uma delas ia ser adotada por uma pessoa rica. No entanto, a menina que ia ser adotada parecia não querer ir com seus pais adotivos. – Você não quer vir comigo, querida?  – perguntou a senhora. – Não, não quero ir. – Mas eu vou dar-lhe muitos vestidos novos e você terá um quarto só para você. A menina pensou um momento e disse: – E eu o que terei que fazer em troca de tudo isso? – Apenas amar-me com todo o seu coração como se fosse minha filha mesmo. Estas palavras quebraram o gelo da menina. Chorando, ela atirou-se nos braços da senhora. Amar e ser amado. Não é a melhor coisa que alguém pode obter? O melhor que qualquer cristão pode fazer é mostrar seu apreço pelas bênçãos que Deus lhe tem dado e amá-lo de todo o seu coração.”

Amor é mais do que sentimento de apreciação por alguém, mais do que insumo ou ingrediente para a produção literária ou cinematográfica. Ele tem que se materializar, se concretizar, desde pequenos gestos até grandes atos a favor daquele(a) que se diz amar! Nessa linha, Jesus Cristo é a expressão máxima do amor de Deus pela criatura humana (Jo 3.16; Ef 2.1-10).

O amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Rm 5.5) e, assim, flui, através de nós, em direção ao nosso próximo (1Jo 3.16). Sua força e fluidez é tal que rompe barreiras e chega a alcançar os que não são merecedores, inclusive os próprios inimigos (Mt 5.44-48).

– Na perspectiva do CONCEITO, o significado do amor pode ser melhor entendido, através da observação atenta de suas múltiplas manifestações no cotidiano (1Co 13.4-7).

– Na perspectiva da PRECEDÊNCIA, o amor é a mais elevada e duradoura virtude cristã, sendo pré-requisito para as demais (1Co 13.1-3; 8-13).

– Na perspectiva da PRIORIDADE, a síntese da lei mosaica era: 1º) Amar a Deus, sobre todas as coisas (Mt 22.37-38); 2º) Amar ao próximo como a nós mesmos (Mt 22.39). Porém, Jesus, reformulou a segunda prioridade, a saber: 2º) Amar uns aos outros, assim como Jesus nos amou (Jo 13.34). Você já parou para refletir sobre o tamanho desse desafio da Graça? (1Jo 3.16)

– Na perspectiva da IDENTIDADE e FILIAÇÃO DIVINA, o cristão será conhecido como discípulo e seguidor de Jesus e filho de Deus, pela prática do amor (Jo 13.35; 1Jo 4.7).

– Na perspectiva do SERVIÇO CRISTÃO, só o amor cristão nos capacita e motiva a sermos servos uns dos outros (Gl 5.13b).

– Na perspectiva da OBEDIÊNCIA, guardar no coração e obedecer a Palavra de Deus é demonstração de amor a Deus (Jo 14.15).

– Na perspectiva do PERDÃO, “o amor cobre multidão de pecados”, ou seja, atua como “lentes de contato do amor” em nossos olhos, que dão mais nitidez à imagem daquele ser humano por quem Jesus morreu e desfoca os defeitos e aspectos negativos do seu jeito de ser, resultado da fraqueza e imperfeições humanas e, muitas vezes, das más heranças familiares adquiridas.

– Na perspectiva da RECIPROCIDADE, na verdade, nós amamos a Deus, porque ele nos amou primeiro (1Jo 4.19).

– Na perspectiva da COERÊNCIA, só faz sentido dizermos que amamos a Deus, se amamos o nosso irmão (1Jo 4.20).

– Na perspectiva ESCATOLÓGICA (estudo das últimas coisas), a palavra profética de Jesus revela que a iniquidade reinante nos últimos dias esfriará o amor de quase todos (Mt 24.12).

– Na perspectiva da LIBERDADE, o verdadeiro amor: cativa, sem aprisionar; aproxima, sem puxar; conquista, sem dominar; faz-se ouvir, sem gritar; cria dependência, sem anular o outro; libera da obrigação, para ter voluntariamente.

Finalmente, temos que admitir e proclamar que o amor é a essência de Deus, pois Deus é amor (1Jo 4.8). Assim sendo e por tudo o que foi mencionado acima, concluímos afirmando e apelando a todo cristão que o amor deve ser a prioridade da sua vida. “a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” (Jo 17.21)

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: