Início > Artigos, Outros > Não seja um mero ouvinte

Não seja um mero ouvinte

Não seja um mero ouvinte

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tg 1.22)

Há uma forte e direta conexão entre este versículo e o anterior – “pois”. As sujeiras morais e espirituais devem ser lavadas da mente, do coração, de todo o corpo de cada cristão convertido. Por outro lado, aquela mesma palavra de Deus citada no versículo anterior e já implantada neles e em nós, os remidos do Senhor, precisa ter espaço para agir, para produzir seus efeitos, tanto na área das concepções e elaborações mentais, quanto no âmbito das atitudes e conduta, da prática cotidiana. É como aquele agricultor que compra um terreno abandonado, limpa-o completamente, prepara o solo e faz a sua semeadura. A “boa” semente é a palavra de Deus (Lc 8.11) e a “boa” terra é aquele que recebe a semente, faze-a germinar e produzir muitos frutos (Lc 8.15). Aquilo que era inútil – a nossa vida – passa a ser útil, passa a ter valor.

O ouvir e o entender o que se ouviu é de vital importância. Ouvir, entender e guardar faz do homem um bem-aventurado (Lc 11.27b) e, praticar, o faz uma pessoa prudente (Mt 7.24). Entretanto, tanto na fé cristã como em qualquer outra área da vida, o não levar em conta, efetivamente, ou não praticar aquilo de bom e útil que se ouviu, torna inócuo o ouvir. Este assunto da prática cristã é tão sério que permeia toda a epístola de Tiago. Deus nos convoca a reproduzir a imagem de Cristo (Rm 8.29; 2Co 3.18) e a participar da sua santidade (Mt 5.48; Hb 12.14). Isso implica em andar como Jesus andou e, não apenas ouvir o que Jesus disse. É preciso ouvir, entender, guardar e praticar o Evangelho.

É extremamente preocupante o comportamento de muitos chamados cristãos evangélicos neste início do século 21, os crentes pós-modernos. É provável que este fenômeno seja recorrente na história. Estão mais focados em ser servidos do que em servir. Estão sempre antenados nos grandes eventos. Preferem os cultos-show a ouvir a palavra de Deus. Dizem que a Bíblia é importante, mas não a leem. Dizem que a oração é essencial, a respiração da alma, mas não oram. Participam dos cultos, cantando, fazendo coreografias, aplaudem o pregador etc, entretanto, no dia seguinte, vivem a mesma rotina fútil e pecaminosa, como qualquer descrente. Parece um nítido sintoma de esquizofrenia espiritual! A palavra de Deus não transforma seu comportamento, suas atitudes. Agem como se Deus não existisse. Ficam saciados com sua religiosidade vazia, com muito fervor corporal e emocional e, pouca ou nenhuma santidade de vida e compromisso com Deus. Enganam-se a si mesmos, podem até enganar a outros, mas, jamais conseguirão enganar a Deus.

“Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;  pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.” (Tg 1.23-24) 

Mais uma vez Tiago procura ilustrar o seu ensino, tanto para ajudar no seu entendimento, quanto para facilitar a sua fixação. Como ilustrar a situação de ouvir e não praticar a palavra? A figura apresentada é muito interessante e pertinente. Ele usa a figura do espelho. Nos tempos bíblicos os espelhos eram de metal polido e não de vidro, e a imagem refletida não era tão nítida, mas era real (1Co 13.12). O espelho comum tem algumas características, como, por exemplo:

  1. Ele é fiel.
  2. Ele não mente.
  3. Ele não engana.
  4. Ele mostra o que está desarrumado.
  5. Ele mostra o que está sujo.
  6. Ele mostra o que está doente.
  7. Ele mostra as marcas do tempo, da idade.
  8. Ele requer interpretação.
  9. Ele requer intervenção.

A Bíblia é conhecida como o “espelho da alma”. Ela é fiel à realidade, não mente, nem engana. Quando estamos na sua frente, quando entramos em contato com ela, ela nos mostra tudo o que está desarrumado em nossa vida, nossas sujeiras e pecados, tudo aquilo que é doentio no nosso caráter e proceder, nossa finitude e limitações e, que carecemos da graça e misericórdia do Senhor. É preciso lê-la e interpretar a mensagem que Deus tem para nós. Por fim, é essencial que haja intervenção. Precisamos fazer o que estiver ao nosso alcance e permitir que o Espírito Santo complete a obra que não pudermos fazer.

O ouvinte negligente é aquele que não percebe, ou que não quer ver, os detalhes da imagem que o espelho está mostrando, o que a mensagem bíblica está lhe revelando. Alguns comentaristas pensam que foi usada aqui a figura de um homem diante do espelho e não da mulher que é muito mais frequente e observadora diante do espelho, o que teria o propósito de referir-se ao descuido e desatenção diante da palavra de Deus. O mais provável, entretanto, é que a palavra “homem”, no texto, seja uma referência a ambos os gêneros.

O ouvinte não praticante é aquele que se satisfaz apenas com o ouvir. Ele vê, de relance, o que lhe está sendo mostrado, mas nada faz. Seu tempo de exposição diante da palavra é tão eventual e superficial que a imagem da mensagem divina desvanece rapidamente. O fato é que quem não nasceu de novo e não é habitado pelo Espírito de Deus, não encontra motivação para a prática da palavra. É como aquela pessoa que participa de um culto, canta, ora, aprecia a mensagem do pregador, mas, no momento seguinte, tudo aquilo se esvai, cai no esquecimento.

“Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” (Tg 1.25)

Finalmente, Tiago traz uma palavra de motivação para aqueles que perseveram na observância da palavra de Deus. Esses vivem a palavra e a palavra vive neles. Assim, aquilo que realizarem não será em vão, terá a bênção do Senhor!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: